Destinos Dicas Europa Itália Onde Dormir

Onde ficar em Veneza: melhores bairros

Escolher onde ficar em Veneza pode se mostrar complicado, até porque é uma cidade bem cara. Assim, definir a melhor localização consoante o seu perfil pode acabar por se tornar um grande desafio.

Onde ficar em Veneza
Veneza

Existem alguns pontos que deve ter em atenção na hora de escolher o seu alojamento, nomeadamente o facto de ser um local cheio de escadas e degraus, não sendo fácil andar com bagagem para trás e para a frente na cidade.

Veja os Passeios gratuitos em Veneza que poderá fazer

Veneza

A cidade de Veneza foi fundada no ano de 421, quando os habitantes do Vêneto foram expulsos pelos Ostrogodos e Lombardos. Assim, estes necessitaram de encontraram outro local para viverem e escolheram as terras pantanosas que desembocavam no rio Po. Surgiu então a cidade de Veneza.

E a verdade é que devido a esta localização entre águas pantanosas e marismas, o local foi mantendo uma certa independência. Pois quem tentavam aproximar-se geralmente esbarrava nos vários obstáculos. Mas esses obstáculos não serviram só para a independência da cidade como também para o seu lento desenvolvimento.

No início Veneza era toda feita em madeira e só alguns séculos depois a pedra começou a ser utilizada nas suas construções e ainda para forrar as margens dos canais. As primeiras pontes em pedra começaram a surgir apenas em 1170 mas foram importantes no desenvolvimento da cidade bem como na fácil locomoção dos seus habitantes.

Qual o melhor bairro onde ficar em Veneza?

Veneza é composta por pequenas ilhas separadas por canais e ligadas entre si por pontes. Ou seja Veneza, para além do continente é composta por 6 bairros ( sestieri ), a partir dos quais é possível conhecer a pé todos os pontos turísticos. E cada um desses bairros tem um estilo distinto, assim é importante que saiba as principais diferenças entre eles para desse modo escolher o local que mais se adequa ao que pretende.

Cannagerio

O bairro de Cannagerio é um dos bairros de Veneza onde encontrará os hotéis mais em conta, pois é um local pouco frequentado por turistas e nem é considerado tão bonito quanto os restantes. Mas aqui também é possível encontrar algumas atrações interessantes como a Igreja de Santa Maria dei Miracoli. Contudo, ficará a cerca de 15 minutos da Praça de São Marcos.

Cannagerio - Veneza
Cannagerio
VantagensDesvantagens
Localizado perto da Estação Santa Lucia
Barato
Tranquilo
Menos fotogénica
Mais afastado das principais atrações
Vantagens e desvantagens de ficar alojado no bairro de Cannagerio

Dorsoduro

O bairro de Dorsoduro é um bairro bem eclético e com um ambiente bem estudantil. Já que é aqui que se localizam a maioria dos prédios da Universidade de Veneza, não sendo tão frequentado por turistas. Assim, também é possível prever que é um bairro com bastante animação noturna, existindo imensos bares e restaurantes. Por outro lado, esta é uma área muito ligada à arte, sendo aqui que se localiza a L’Accademia e o Museu com a Coleção Peggy Guggenheim.

Um dia em…Veneza – Dorsoduro

Mas como fica bem próximo ao bairro de San Marco e às suas atrações acaba por ser um bairro com preços mais elevados.

VantagensDesvantagens
Bairro bastante bonito e charmoso
Tranquilo
Perto das principais atraçoes
Preços mais altos
Vantagens e desvantagens de ficar alojado no bairro de Dorsoduro

Castello

O bairro de Castello é o maior bairro de Veneza mas acaba por ser um bairro mais residencial, como tal encontrará opções de alojamento mais acessíveis. Mas como é fácil perceber, dada a sua extensão e dependendo da área onde ficar alojado neste bairro poderá ficar mais ou menos afastado das principais atrações.

VantagensDesvantagens
Bairro residencial
Tranquilo
Preços mais acessíveis
Afastado das principais atrações
Vantagens e Desvantagens de ficar alojado no bairro de Castello

San Marco

San Marco é o bairro mais famoso e bem localizado de Veneza. Pois é o bairro onde se situam as principais atrações da cidade, como a Praça e Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal ou a Ponte de Rialto e de onde saem os passeios de gôndolas. Claro que isso tem um preço, assim é fácil de imaginar que este é o bairro mais movimentado e tumultuoso de Veneza. Para além de ser também o bairro com os preços mais altos.

Ruas de Veneza
Ruas de Veneza

Veja o nosso roteiro em San Marco

VantagensDesvantagens
Bairro bastante bonito
Localização
Área mais turística
Preços mais altos
Vantagens e desvantagens de ficar alojado no bairro de San Marco

San Polo

O bairro de San Polo é o bairro mais pequeno e mais antigo de Veneza. É aqui que se localiza o famoso Mercado di Rialto e a Ponte di Rialto que liga este bairro ao Bairro de San Marco. Assim, é fácil de perceber que esta é uma zona bem movimentada e turística.

Onde ficar em Veneza - Rialto
Ponte di Rialto
VantagensDesvantagens
LocalizaçãoÁrea muito turística
Preços mais altos
Vantagens e desvantagens de ficar alojado no bairro de San Polo

Um dia em…Veneza – San Polo e Santa Croce

Santa Croce

O bairro de Santa Croce é uma das portas de entrada de Veneza, sendo o local onde fica a Piazzalle de Roma, o terminal rodoviário bem como o porto. É também o único bairro de Veneza onde é possível chegar de carro. Assim, acaba por ser o bairro menos turístico de Veneza e mais sem graça, estando afastado das principais atrações.

Onde ficar em Veneza
Veneza
VantagensDesvantagens
Estação de autocarros que vem do aeroporto
Alojamento mais barato
Mais afastado das atrações
Menos fotogénico
Vantagens e desvantagens de ficar alojado no bairro de Santa Croce

Outros locais onde ficar ao redor do mundo

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

15 thoughts on “Onde ficar em Veneza: melhores bairros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.