Atracções Destinos Dicas

O que é o Turismo Espiritual?

Turismo Espiritual

O Turismo Espiritual é uma forma de turismo cultural cujo objetivo é a satisfação das nossas necessidades através de elementos culturais e espirituais. Ou seja, são utilizados recursos culturais e crenças sobre um poder superior, que nos proporciona uma sensação de realização e conexão com os ancestrais e as tradições. Assim, mais do que meras visitas a igrejas, santuários ou mosteiros o Turismo Espiritual resulta da vivência de experiências relacionadas com filosofias ou correntes religiosas e ao contrário de outros tipos de turismo, este requer compreensão e preparação adequada antes de iniciar esta jornada.

Turismo Espiritual

Este tipo de turismo tem tido uma crescente popularidade que resulta da necessidade que cada vez mais as pessoas sentem em libertar as suas mentes e corpos do stress do dia-a-dia, resultado das pressões laborais, económicas e sociais. E mais do que conhecer lugares o turismo espiritual permite conhecermo-nos a nós mesmos.

Turismo religioso vs Turismo espiritual

Afinal qual a diferença entre turismo religioso e turismo espiritual? Enquanto que o turismo espiritual não está relacionado com nenhuma religião específica e visa conectar o corpo, mente e alma, o turismo religioso visa buscar a bênção de Deus, tendo em conta as crenças religiosas e alcançar a salvação. No fundo pode dizer-se que o turismo religioso será uma parte do turismo espiritual, até porque para algumas pessoas a espiritualidade está relacionada com a fé. Mas para outras a espiritualidade passa por momentos de paz, silêncio, longe do ruído exterior, onde a meditação e a reflexão passam a ter papéis de extrema importância.

Visitar o Santuário de Fátima - Capelinha das Aparições
Capelinha das Aparições

Desvantagens do Turismo Espiritual

O Turismo Espiritual trouxe com ele algumas desvantagens para os locais onde este é praticado. Nomeadamente, na comercialização de estabelecimentos espirituais e consequentemente o aumento dos preços dos itens cerimoniais. Além disso, a sobrelotação dos santuários levou a algumas situações perigosas, como furtos, roubos e violência.

Vantagens do Turismo Espiritual

As principais vantagens do Turismo Espiritual são a possibilidade de reconexão com seu eu interno, com a sua essência e consequente autoconhecimento. Ou seja, este tipo de turismo permite aprendermos a elevar as nossas energias físicas, mentais e emocionais ao mesmo tempo que desenvolve e melhora o nosso corpo, mente e espírito.

Experiências do Turismo Espiritual

O Turismo Espiritual geralmente envolve viajar para destinos que nos permitem conectar com o nosso Eu e nos ajudam a aprimorar o nosso lado espiritual e de autodescoberta. Frequentemente, caracteriza-se por experiências mais subjetivas e individuais, que podem incluir visitas a retiros, templos ou até mosteiros e muitas vezes a natureza está também presente. Os destinos escolhidos acabam por proporcionar autênticas transformações nos seus visitantes, seja pela força da natureza seja pela civilização que ali habitou.

Fazer o Caminho de Santiago de Compostela

O Caminho de Santigo é a antiga rota de Peregrinação à Catedral de Santiago de Compostela, desde o século IX, para adorar os restos mortais de São Tiago, o apóstolo que trouxe o cristianismo para Espanha. Esta experiência pode ser mais longa ou mais curta, dependendo da vontade de quem o faz e pode começar em Espanha, Portugal ou França. Esta é uma das experiências que atrai muitos viajantes espirituais, onde a viagem se torna mais importante que o próprio destino.

Turismo Espiritual - Santiago de Compostela
Santiago de Compostela

Um dia em…Santiago de Compostela

Banhar-se no Rio Ganges em Varanasi

Varanasi é considerada pelos hindus como a cidade mais sagrada da Índia e descer os ghats e banhar-se no Rio Ganges é uma das experiências mais importantes desta magnífica cidade. É durante este banhos em águas sagradas que os devotos se purificam do carma e se libertam do ciclo de encarnações. O ritual repete-se dia após dia e é reflexo de uma tradição milenar e de um movimento cultural único. No local é possível ainda ver pessoas a rezar e a tomar banho, homens santos a meditar, pessoas a fazer ioga e ainda as famosas cremações num ambiente silencioso de muita cor e também de muita paz.

Rio Ganges em Varanasi
Rio Ganges

Visitar Machu Picchu no Perú

O Perú é o berço da civilização Inca, cujos mestres sabiam caminhar nas estrelas para dessa forma conseguirem caminhar com sabedoria na Terra. E a cidade sagrada de Machu Picchu serve como ponto de encontro de conexões espirituais, sendo definida como um local com uma energia muito especial. Acredita-se que a energia emanada da cidade inca provém das linhas geodésicas onde a mesma foi construída, tornando o local ponto de encontro dos místicos e esotéricos. Este é um destino não religioso mas que emana espiritualidade e preenche quem quer que o visita.

As 7 Novas Maravilhas do Mundo
Machu Picchu

As 7 Novas Maravilhas do Mundo

Fazer a Rota dos 88 templos na Ilha de Shikoku

A Ilha de Shikoku é a mais antiga e conhecida rota de peregrinação do Oriente. A Rota é composta por 88 templos budistas espalhados ao longo de 1400 km de montanhas, praias, encostas de pedras, vilas, cidades milenares, entre outros. Um dos objetivos de percorrer este Caminho é o livramento de 88 paixões terrenas e a aproximação à salvação.

Peregrinação ao Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima tornou-se o principal local de peregrinação cristã em Portugal. É também um dos principais destinos do turismo religioso do mundo. Algo possível de comprovar com a presença de vários Papas neste destino religioso, como por exemplo o Papa Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco. Mas o Santuário de Fátima é muito mais do que um destino de turismo religioso sendo muito procurado para quem pretende fazer um retiro espiritual.

Visitar o Santuário de Fátima: o santuário religioso de Portugal

Visitar o Santuário de Fátima - Basílica
Basílica do Santuário de Fátima

Outros artigos sobre Turismo

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

2 thoughts on “O que é o Turismo Espiritual?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.