Alemanha América Bélgica Destinos Dicas Europa Gastronomia Suiça

Viagens gastronómicas: os melhores destinos para os amantes de chocolate

Viagens gastronómicas: os melhores destinos para os amantes de chocolate

Hoje, dia 7 de Julho, é o Dia Mundial do Chocolate mais conhecido como o Chocolate Day. Como tal, decidimos fazer mais um post da rubrica “Viagens Gastronómicas“, desta vez sobre os melhores destinos para os amantes de chocolate. Vamos planear a próxima viagem?

Foram os povos da América Central que foram responsáveis por descobrir e cultivar o cacau, enquanto que foi na Europa que o chocolate acabou por se transformar no doce maravilhoso que é hoje. Assim, esta lista engloba locais destribuidos pelo mundo inteiro.

Venha Descobrir o Turismo gastronómico

Breve história do Chocolate

A história do chocolate remonta a 4000 anos atrás, onde as primeiras plantas de cacau foram encontradas na Mesoamérica antiga, atual México. Terão sido os Olmecas, os primeiros a transformar a planta do cacau em chocolate. Séculos mais tarde, os Maias começaram a torrar as amêndoas de cacau e produziram uma bebida apenas restrita à elite, que apelidaram de bebida dos deuses. Esta era feita das sementes de cacau torradas e moídas que depois eram misturadas com malaguetas, água e milho. Durante o século XIV, os Astecas começaram a cuidar das suas próprias plantações de cacau e introduziram o nome xocoatl, que significa bebida amarga. Este povo consumia esta bebida refrescante, como um afrodisíaco e até mesmo para se prepararem para a guerra.

Os espanhóis quando chegaram à região foram percebendo que esta bebida deixava os homens mais fortes e através de Hernán Cortés, esta foi introduzida na corte espanhola, onde lhe foi adicionado açúcar, canela e até leite, de forma a tirar o gosto amargo do preparado. Rapidamente o chocolate ficou famoso entre as elites espanholas.

Durante muitos séculos o chocolate permaneceu restrito às cortes e às elites europeias e só em 1819, foi aberta a primeira fábrica de chocolate que permitiu o acesso a todos. Esta fábrica foi criada na Suíca, por François Luis Callier. Anos mais tarde, em 1847, Joseph Fry & Son criou a primeira barra de chocolate ao adicionar um pouco de manteiga de cacau ao pó de chocolate.

Melhores destinos para os amantes de chocolate: Zurique, Suíça

Zurique é um dos destinos que não pode faltar na lista de melhores destinos para os amantes de chocolate. Aliás toda a Suíça é um óptimo destino para qualquer chocólatra, ou não tivesse sido aqui que surgiu a ideia de incluir o leite na receita do chocolate. Zurique é uma das maiores cidades do país, sendo um local de cultura, arte, arquitetura e natureza para além do chocolate.

Zurique
Zurique

O que visitar

Ao visitar a cidade perceberá que esta é uma fusão de metrópole moderna com cidade antiga, sendo uma localidade cheia de personalidade. Assim, ao passear por Zurique não deixe de explorar o seu centro histórico encantador, cheio de atrações únicas e caminhar ao longo da Limmatquai, a rua pedonal que segue as margens do Rio Limmat. Aproveite para apreciar as maravilhosas pontes que atravessam o rio, como a Munsterbrucke e beber água numa das 1224 fontes de água potável espalhadas pela cidade.

Venha Descobrir Villars sur Ollon

De entre as principais atrações a não perder destacam-se a Grossmunster, majestosa Catedral de Zurique e a Peterskirche, única igreja barroca da cidade e que possui o maior relógio de torre da Europa. Descanse na famosa Praça Burkliplatz e desfrute da paisagem sobre o Lago de Zurique.

O chocolate

Em Zurique pudemos visitar a fábrica centenária da Lindt, “Home of Chocolate”, uma das marcas mais famosas do mundo. Esta fábrica foi inaugurada em 2020 e abriga um charmoso museu que nos leva numa viagem pela história do cacau e desta magnífica marca de chocolates. A história da Lindt surge com a abertura da pequena confeitaria de David Sprungli, em Zurique, que graças ao seu espírito empreendedor viu o seu negócio crescer rapidamente. Depressa acabou por se tornar um grande nome no mundo dos fabricantes de chocolate, décadas mais tarde a empresa de Sprungli acabaria por adquirir a pequena empresa Lindt, conhecida por fazer um delicioso chocolate cremoso. Surgiu assim a Lindt & Sprungli. Atualmente, a empresa é a número 1 no mercado global de chocolate premium.

Viagens gastronómicas: os melhores destinos para os amantes de chocolate
Chocolate Lindt

Mas não pense que em Zurique só existe o famoso chocolate Lindt, muito pelo contrário. Outro lugar a não perder é a Confiserie Teuscher, onde poderá provar as famosas trufas de champanhe, entre tantos outros sabores únicos.

Melhores destinos para os amantes de chocolate: Bruxelas, Bélgica

Bruxelas é um dos destinos que não poderá perder se é amante de um bom chocolate. A cidade, conhecida como “a capital do chocolate”, abriga inúmeras lojas com montras incríveis onde chocolate é o ingrediente principal. Terá sido aqui que a produção de chocolate começou, quando os primeiros grãos de cacau surgiram na Europa.

Bruxelas
Bruxelas

O que visitar em Bruxelas

Bruxelas é uma verdadeira caixinha de surpresas que proporciona, a quem a visita, uma viagem transformadora. Esta é uma verdadeira cidade multicultural e com uma vasta história. Ao visitar a Bruxelas não deixe de passar pela esplêndida Catedral de São Miguel e Santa Gudula e pela Igreja Notre-Dame des Victoires au Sablon assim como pelas Galerias Royales Saint-Hubert, as primeiras galerias inauguradas na Europa.

Caminhe até à La Grand-Place, principal praça da cidade e reconhecida como Património da Humanidade, pela UNESCO. Vá até à Place Royale, local onde residiam os Monarcas e onde estão alguns dos principais museus de Bruxelas. Suba depois até ao Mont des Arts e obtenha uma das mais bonitas paisagens da cidade.

Viagens gastronómicas: melhores destinos para os amantes de cerveja

O Chocolate

Quem nunca ouviu falar do maravilhoso chocolate belga? E ficam em Bruxelas as melhores chocolaterias cheias de pralinés. É também aqui que estão sediadas duas das maiores fábricas de chocolate do mundo, a Godiva e a Leonidas além de ser sede das famosas lojas de Pierre Marcolini e dos Chocolates Neuhaus. Dos locais a não perder em Bruxelas é o Museu do Cacau e do Chocolate e o Choco-Story Bruxelas.

Viagens gastronómicas: os melhores destinos para os amantes de chocolate
Chocolate Belga

Tudo começou quando Jean Neuhaus, dono de uma farmácia, desenvolveu uma técnica para disfarçar o sabor dos medicamentos, cobrindo-os com uma fina camada de chocolate. Anos mais tarde, o seu neto desenvolveu a ideia de criar o chocolate recheado com o praliné belga, em vez de medicamento.

Outra história inspiradora inicia-se em 1926, quando Pierre Draps Sr. começou a fazer bombons na sua oficina em Bruxela e mais tarde nomeou a sua empresa como GODIVA, em forma de homenagem à Lady Godiva. Mais tarde, em 1968 a empresa foi nomeada como chocolatier oficial da Corte Real da Bélgica e tornou-se embaixadora do seu país e fornecedora do chocolate belga de alta qualidade. Atualmente, é a empresa de chocolate premium mais icónica do mundo.

Melhores destinos para os amantes de chocolate: Oaxaca, México

A história da origem do chocolate está intimamente ligada à cidade mexicana de Oaxaca, pois terão sido os povos desta região os responsáveis pelas primeiras produções de chocolate do mundo. Por outro lado, Oaxaca é conhecida por ser berço de importantes civilizações Mesoamericanas.

Oaxaca
Oaxaca

O que visitar

Ao visitar Oaxaca não pode deixar de passear pelo seu pequeno centro histórico, um centro colonial bem preservado e com uma cultura bem expressiva. Assim, vá até ao Zócalo, a principal praça da cidade e aproveite para visitar a Catedral de Oaxaca.

Se quiser saber um pouco mais sobre a cultural pré-hispânica não deixe de visitar o Museu das Culturas de Oaxaca. Dentro do complexo do museu encontrará também o bonito Templo de Santo Domingo e o famoso Jardim Etnobotânico de Oaxaca. Vá ainda até ao Mercado Benito Juarez, onde poderá provar a gastronomia típica da região.

O Chocolate

O Chocolate foi um dos presentes gastronómicos do México para o mundo, sendo o chocolate de Oaxaca o mais famoso do país. As plantações de cacau encontravam-se nos vales centrais de Oaxaca e os seus povos deram-lhe um óptimo uso. Ao visitar Oaxaca perceberá que o chocolate é utilizado na comida e na bebida de maneiras nunca antes imaginadas. Como por exemplo, o tejate, uma das mais antigas bebidas de chocolate que mantém a receitas centenárias dos povos indígenas zapotecas e mixtecas.

Viagens gastronómicas: os melhores destinos para os amantes de chocolate
Bebida de chocolate

A mais famosa marca de chocolate de Oaxaca é o Chocolate Guelagueta. A história dos Chocolates Guelagueta resulta da teimosia e criativa de Maria Teresa Núnez de Gómez e da mão de obra do seu marido, Hector Gómez Diaz. Estes eram donos de uma mercearia e Maria foi percebendo que os seus clientes compravam os ingredientes para posteriormente fazerem o chocolate em casa. Assim, decidiu ela própria começar a fazer o seu chocolate e a vendê-lo poupando tempo e trabalho aos seus clientes. Os Chcolates Guelagueta são feitos com ingredientes naturais de alta qualidade e feitos de forma tradicional.

Melhores destinos para os amantes de chocolate: Colónia, Alemanha

Colónia, conhecida como a capital do chocolate na Alemanha é um dos melhores destinos para os amantes de chocolate, ou não fosse a cidade sede da Stollwerck Chocolate Company.

Conheça 5 cidades fora do roteiro…Alemanha

O que visitar

Ao visitar a bonita cidade de Colônia não pode deixar de ir até à Catedral de Colônia, uma das catedrais mais altas do mundo. Atravesse a bonita Hohenzollernbrücke, ponte construída entre 1907 e 1911, conhecida pelos seus milhares de cadeados deixados pelos casais que visitam a cidade. Depois vá até ao fabuloso Rheinpark e aproveite para descansar enquanto observa este gigantesco e bem cuidado espaço verde.

Colônia
Colônia

Por outro lado, deve visitar também o Museu do Perfume, ou não fosse Colônia conhecida como a cidade dos perfumes, até porque foi aqui que surgiram os famosos perfumes denominados Água de Colónia.

O chocolate

Um dos passeios que não pode perder durante a sua estadia a Colônia é a visita ao Museu do Chocolate, ou Schokoladenmuseum. Inaugurado em 1993 este museu leva-nos numa viagem para conhecer o processo rudimentar utilizado pelos Astecas e Maias para o consumo do cacau até aos produtos contemporâneos e modernos.

Melhores destinos para os amantes de chocolate: Hershey, EUA

A cidade americana inicialmente denominada de Derry Church, na Pensilvânia, conhecida como Chocolatetown, foi rebatizada com o nome Hershey em homenagem a Milton S. Hurshey, fundador da famosa marca de chocolates Hurshey’s. Esta cidade, conhecida como “o lugar mais doce da terra”, é o lar da Hershey Company e HB Reese Candy Company.

Conheça 5 localidades fora do roteiro…EUA

O que visitar

Visitar Hershey é sinónimo de diversão, portanto tenha isso em mente quando se deslocar à cidade americana. Assim, comece a sua vista pelo Parque Hershey e disfrute deste magnífico parque composto por parque aquático, montanhas-russas e 70 outras atrações.

Passeie pelos Hershey Gardens, um bonito jardim botânico e conheça os seus vários jardins temáticos, o Butterfly Atrium e ainda o Conservatório Milton & Catherine Hershey. Visite também o Antique Automobile Club of America e veja as inúmeras exposições sobre a indústria automobilística ou ainda o Hershey Story Museum e saiba um pouco sobre a vida de Milton Hershey.

Viagens gastronómicas: melhores destinos para os amantes de cerveja

Por fim, não poderá deixar de visitar o Hershey’s Chocolate World, onde para além de ficar a conhecer a história do chocolate e a sua evolução poderá fazer o seu próprio chocolate e tantas outras coisas.

s melhores destinos para os amantes de chocolate
Chocolate Hershey’s

O chocolate

A Hershey, uma das empresas mais antigas dos Estados Unidos, é um ícone da cultura americana. A empresa surgiu em 1894, quando Milton, apaixonada pela confeitaria, decidiu criar um chocolate que fosse acessível a todos. Em 1900 surge a primeira barra de chocolate ao leite Hershey e a partir daí foram sempre surgindo novos produtos acessíveis a todos. A par dos seus doces negócios Milton e sua esposa Catherine fundam a Hershey Industrial School, cujo objetivo era oferecer uma educação e oportunidades aos órfãos da sua comunidade. Assim, percebe-se que a história dos chocolates Hershey e do seu fundador é uma história de inpiração, bondade e amor ao próximo.

Outros posts sobre Turismo Gastronómico

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

5 thoughts on “Viagens gastronómicas: os melhores destinos para os amantes de chocolate
  1. Amei o post!!! Como chocólatra esse tipo de viagem para mim é uma perdição. Aliás, quando estive em Bruxelas eu quase surtei! Eu não conseguia parar de provar chocolate. Sonho agora em ir para a Suíça. Preparada para um novo surto kkkk

  2. Já pensou? um roteiro de viagem só para comer chocolate? Ai, que sonho!
    Que interessante, não sabia que Colônia era capital do chocolate da Alemanha! Não estive em Bruxelas, mas Bruges tem quarteirões cheirando chocolate. Quanto à Suíça, até os chocolates de supermercado valem super a pena, como o Lindt e o Toblerone!

  3. Amo chocolate! Aqui no Brasil conheço vários destinos onde são produzidos chocolates ótimos, mas dessa sua lista só conheço Colônia (aliás, conhecer o Museu do Chocolate de lá foi um dos pontos altos da minha vida rsrs)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.