Uma das melhores coisas de viajar é puder conhecer outras gastronomias e a sua história, algo que vem estando cada vez mais em voga como é fácil perceber com o crescimento do Turismo Gastronómico. E a verdade é que se há coisa que nós gostamos de fazer é comer e uma das coisas que mais gostamos em Espanha é a sua gastronomia. Logo, quando decidimos visitar Sevilha sabíamos que as nossas memórias gustativas sairiam enriquecidas. Assim, decidimos fazer este artigo com as comidas típicas de Sevilha.
E de facto assim foi, pois a cozinha sevilhana, tal como a comida espanhola é extremamente saborosa, onde o azeite é a base para a grande maioria dos seus pratos tradicionais.
Conteúdo do artigo
Comidas típicas de Sevilha
São várias as comidas típicas de Sevilha que deixarão qualquer um de água na boca e a grande vantagem é que a maioria dos restaurantes dão a possibilidade de escolher a comida na versão tapas ou na versão prato. Nós, como gostamos de experimentar tudo, acabámos sempre por pedir a versão tapas, algo que se mostrou sempre a melhor opção.
Mas afinal o que são tapas? De forma muito simplista tapas são pequenas porções dos pratos típicos de Espanha. E a verdade é que comer tapas faz parte da cultura espanhola, sendo o “tapear” uma das formais mais comuns de se relacionar socialmente com os outros.
Pescaíto Frito
O Pescaíto frito é uma das tapas mais encontrada em bares e restaurantes de Sevilha. É composto por diferentes tipos de pequenos peixes, panados com farinha e depois fritos em azeite ou óleo. Os peixes mais utilizados são aqueles que possuem poucas espinhas, como o salmonete, a cavala ou a anchova. Geralmente vêm servidos envoltos em papel.
Gaspacho
O Gaspacho mais do que um prato típico de Sevilha é um prato típico da Andaluzia. É essencialmente servido durante os quentíssimos meses de Verão, sendo uma sopa fria feita à base de tomates, pimentos, pepino, cebola e alho.
Rabo de Toro
O Rabo de Toro está entre os pratos mais tradicionais de Sevilha. Este é uma espécie de ensopado feito com rabo de boi ou de vaca, onde se adiciona ingredientes como tomate, cenoura, vinhos, especiarias, entre outros. Geralmente, o rabo de boi é frito e depois servido com o molho por cima.
Papas alinás
A Papas Alinás é uma das tapas mais famosas de Sevilha. Este prato nada mais é do que batatas cozidas, servidas frias e condimentadas com azeite, vinagre, cebolinho e salsa. Geralmente são servidas como entrada nos restaurantes.
Huevos a la Flamenca
Os Huevos a la Flamenca são uma das comidas mais típicas de Sevilha, sendo a especialidade da casa de muitos restaurantes da cidade. E a sua composição é bem simples, ovos e legumes. A forma assim como os ingredientes é que vão variando de restaurante para restaurante, havendo locais que adicionam ainda salsichas, ou presunto, molho de tomate ou cebola. É um prato colorido e cheio de personalidade e sabor.
Patatas Bravas
As Patatas Bravas são provavelmente, a par com a paella, o prato mais conhecido da culinária espanhola. Aqui as batatas são cortadas em cubos e temperadas com um molho feito à base de tomate, páprica e vinagre.
Pringá
O Pringá é uma espécie de sandes composta por uma carne que cozinhou por longas horas, ficando completamente desfiada. Acredita-se que tenha surgido da ideia de aproveitar os restos da carne do cozido.
Espinafres com Grão de Bico
Os espinafres com grão de bico é outro dos pratos típicos de Sevilha. E tal como o nome indica, consiste na mistura de espinafres com grão de bico cozido, que se fritam adicionando uma mistura de especiarias.
Bebidas típicas de Sevilha
Mas Sevilha não é só comidas típicas, havendo algumas bebidas típicas na cidade. Nomeadamente, o Tinto de Verano que é uma bebida típica espanhol mas muito conhecida e difundida em Sevilha. É consumida essencialmente na primavera e verão e é composta por vinho tinto, refrigerante, fruta e gelo.
Assim como a sangria, que é outra bebida muito consumida em Sevilha. E o grande diferencial para o Tinto de Verano é a adição de várias especiarias, nomeadamente canela, açúcar, sumo de laranja, entre outros.
Outras comidas típicas ao redor do Mundo
- Mundo Viajante – Comidas típicas de Minas Gerais
- Viaja que Passa – Pratos típicos de Roma e onde comer na capital italiana
- Voyajando Blog – Bebidas típicas da Irlanda: 7 dicas do que experimentar quando em Dublin
- O Mundo é seu – Comidas típicas da Região Sul
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Faltou o aviso: “não ler o post com fome!” hahaha
Adorei as dicas, Patrícia! Daria tudo pelas patatas bravas em uma jarra de sangria agora!
Adoro gaspachos, muito bacana ver em uma lista de comidas típicas.
Não fui a Sevilha ainda mas está na minha lista de destinos 😉
Ahhh, a Sangria. Não sabia que era típica da Sevilha. Tive a oportunidade de conhecer as Batatas Bravas e o Gaspacho também, mas quando estive por Madri. Na Espanha come-se muito bem! Não vejo a hora de voltar e conhecer Sevilha.
Quantas delicias gastronômicas, fique com água na boca e morrendo de vontade de provar as patatas bravas. Mega abraço 🤗