Destinos Dicas Espanha Europa

O que fazer em Badajoz – 10 pontos turísticos

O que fazer em Badajoz

Conhecida pelo seu vasto património histórico, cultural e religioso, Badajoz é uma cidade espanhola absolutamente encantadora. Localizada nas margens do Rio Guadiana é um verdadeiro tesouro a descobrir. Como tal, escolhemos os nossos 10 pontos turísticos do que fazer em Badajoz.

Badajoz

Esta cidade milenar da Extremadura, foi fundada no ano de 875 pelo líder militar muçulmano Ibn Marwan. Devido à sua localização fronteiriça com Portugal, acabou por durante muitos séculos, desempenhar um papel importante nas relações entre os dois Reinos. Mas, foi a partir da segunda metade do século XVII, que viu o seu centro histórico se desenvolver, aquando da Guerra da Restauração da Independência, que ocorreu entre Portugal e Espanha e que levou ao fim da dinastia Filipina.

Badajoz
Badajoz vista da Alcáçova

O que fazer em Badajoz – 10 pontos turísticos

Apesar de ser a cidade mais populosa da Estremadura, Badajoz é uma das menos visitadas. Até porque as suas vizinhas Mérida e Cáceres são bem mais conhecidas, fazendo com que Badajoz passe um pouco despercebida. Mas desengane-se se acha que não há muito que visitar nesta bela localidade raiana. Assim, venha connosco descobrir os 10 pontos turístico do que fazer em Badajoz.

Leia também Visitar Ourém: o que ver e fazer na vila medieval portuguesa

Explore a Alcazaba de Badajoz

Explore a Alcazaba de Badajoz, edificada no século XII, no topo do Cerro de la Muela. A cidadela islâmica muralhada é um dos principais monumentos da cidade, sendo também uma das mais bem preservadas alcáçovas da Península Ibérica. No interior desta encontrará várias atrações que o deixarão maravilhado. Como por exemplo, os Jardins do Parque de la Alcabaza, o Antigo Hospital Militar, que alberga a Biblioteca da Extremadura, entre outros. Poderá ainda ver três portas desta bela muralha islâmica, a Puerta de la Coraxa, a Puerta del Alpéndiz e ainda a emblemática Puerta del Capitel. Dada a sua importância foi declarada Monumento Histórico-Artístico em 1931.

Admire a Torre de Espantaperros

Uma das mais belas atrações da Alcáçova de Badajoz é a Torre de Espantaperros, uma austera e imponente torre albarrã, que se tornou o símbolo de Badajoz. O nome oficial desta torre octagonal é Torre da Atalaia, mas ganhou o nome de Espantaperros ( espanta cães) devido ao som emitido pelo seu sino.

O que fazer em Badajoz
Torre de Espantaperros ( Imagem de Tony Prats por Pixabay )

Descubra o Museu Arqueológico Provincial de Badajoz

Outra das atrações da Alcáçova de Badajoz é o bonito Palácio de los Duques de la Roca. Este alberga o Museo Arqueológico Provincial de Badajoz, com um espólio de mais de 15000 peças provenientes de sítios arqueológicos da região. Ali é possível encontrar peças de arqueologia romanas, visigodas, árabes, mouriscas assim como vários vestígios da pré-história. Um belo museu para descobrir sem pressas.

O que fazer Badajoz
Palácio de los Duques de la Roca

Leia também As Termas de Antonino no Sítio Arqueológico de Cartago

Maravilhe-se com a Plaza Alta

Maravilhe-se com a praça mais emblemática de Badajoz, a Plaza Alta, construída sobre as casas muçulmanas anexadas à muralha. Mas toda a praça está repleta de atrações únicas, que a tornam memorável. O especial destaque vai para os coloridos desenhos geométricos, de estilo mudéjar, das fachadas dos edifícios que rodeiam o local, assim como as belas arcadas quase a toda a volta. Mas também se destacam as Casas Consistoriales, que foram convertidas num espaço museológico e que datam do século XVII. Acredita-se que durante a Idade Média decorriam aqui as feiras medievais e os mercadores se abrigavam nas várias arcadas que compõem a praça.

Plaza Alta
Plaza Alta

Veja o nosso Roteiro em Sevilha: 2 dias na cidade espanhola

Visite a Plaza de Espanha

Depois siga até à Plaza de Espanha, o coração do centro histórico de Badajoz e a praça mais animada da cidade. Deixe-se levar pela atmosfera que paira nesta praça, enquanto aprecia os edifícios ao seu redor. O especial destaque vai para a Catedral Metropolitana de San Juan Bautista de Badajoz mas poderá também apreciar o Palácio Municipal, a Casa del Cordón e a Casa Álvarez Buiza, que se destaca pelos seus belos azulejos e vidros coloridos, bem no estilo regionalista andaluz.

Praça de Espanha
Praça de Espanha com Palácio Municipal ao fundo

Ore na Catedral de San Juan Bautista

Entre na imponente Catedral Metropolitana de San Juan Bautista, edificada entre o século XIII e o século XVIII. Situada no local onde em tempos existiu uma igreja visigótica, é caracterizada pela combinação de estilos gótico, barroco e renascentista, semelhando-se a uma fortaleza. O seu interior acaba por contrastar com o exterior. Ou seja, se o exterior se caracteriza pela simplicidade o seu interior caracteriza-se pela sua complexa e ostensiva decoração, com especial destaque para a magnífica pia batismal. Caso goste de arte sacra deve também pode e deve visitar o Museu da Catedral.

Badajoz
Torre da Catedral San Juan Bautista

Leia também Descobrir a Catedral de São Nicolau em Friburgo

Suba à La Giralda

Suba à La Giralda, a torre sineira de estilo neomudéjar, localizada na Plaza de la Soledad. Inspirada na La Giralda de Sevilha, esta bela torre sineira, de 1935, foi construída no local da antiga Ermita de la Soledade. A sua função inicial era servir como armazém comercial nos seus pisos inferiores e residência do seu dono, nos pisos superiores. No topo da torre é possível ver uma estátua do Deus Mercúrio.

Descanse no Paseo de San Francisco

Aproveite para descansar no belo Paseo de San Francisco e ao mesmo tempo admirar os seus belos bancos de tijolos assim como os seus painéis decorativos, feitos com azulejos coloridos, representando as façanhas dos conquistadores.

Paseo de San Francisco
Paseo de San Francisco

Passeie no Parque Castelar

Ao visitar Badajoz não deixe de passear no Parque Castelar, um dos pulmões da cidade, construído no início do século I. Localizado num antigo olival e pomar do convento de Santo Domingo é o local ideal para passar tempo de qualidade e respirar ar puro. É caracterizado pelas suas magníficas e gigantes palmeiras.

Atravesse a Puerta e a Puente de Palma

Ao percorrer Badajoz acabará por chegar ao Rio Guadiana e à Puerta de Palma. Esta é uma das mais imponente portas da cidade e um belo arco triunfal, ladeado por duas torres circulares. Foi construída no século XVI, para servir de porta de entrada à cidade muralhada e as suas duas torres serviam de prisão real. Aproveite também para atravessar a Puente de Palma, a mais antiga ponte sobre o Rio Guadiana. Esta é uma ponte romana pedonal, com mais de 500 metros de cumprimento.

Ponte de Palma
Ponte de Palma Imagem de Juan Glez por Pixabay

Como vê existem inúmeras coisas para ver e fazer em Badajoz, que lhe permitirão descobrir todo o encanto desta bela cidade espanhola.

Beda 2022
Artes por Joyce

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

5 thoughts on “O que fazer em Badajoz – 10 pontos turísticos
  1. Amei o post e já anotei pois pretendemos fazer um roteiro de carro por Portugal e Espanha. Adoramos conhecer cidades de influência moura. Encantada com a Plaza Alta e o museu arqueológico tb deve ser uma ótima visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.