O Porto é uma bonita cidade que deixa qualquer pessoa completamente encantada e a verdade é que muitos dos principais edifício da cidade tiveram a contribuição do magnífico italiano Nicolau Nasoni. Assim, convidamos cada um de vós a vir connosco descobrir o Porto de Nicolau Nasoni.
Conteúdo do artigo
Quem foi Nicolau Nasoni
Nicolau Nasoni, foi um arquiteto, artista e decorador italiano, do século XVIII, que desenvolveu grande parte da sua obra em Portugal. Este destacou-se pelas suas obras na bonita cidade do Porto. Nasoni nasceu em San Giovanni Valdarno e após a adolescência foi para Siena, desenvolvendo lá as suas magníficas capacidades de pintura, arquitetura e arte decorativa. Com as suas habilidades reconhecidas acabou por ingressar numa academia de artes, a Academia dei Rozzi e participou em vários projetos de grande valor na cidade. Mais tarde, mudou-se para Roma e depois para Malta, onde mais uma vez foi aperfeiçoando as suas habilidades e deixando trabalhos de extrema importância.
Como a sua família e ele próprio tinham ligações ao Porto acabou por se mudar para lá em 1725, numa altura em que a cidade passava por uma revolução artística bem grande. Desde então deixou a sua marca, com influências barrocas e rococó em inúmeros edifícios religiosos e civis espalhados pela cidade e por todo o norte do país.
Porto de Nicolau Nasoni: principais obras
Nicolau Nasoni trouxe ao Porto, com a sua obra o teatralismo do barroco expresso, ao mesmo tempo que a cidade o descobriu como pintor, algo patente seu trabalho no granito das fachadas.
Igreja, a Casa da Irmandade e Torre dos Clérigos
O belo conjunto arquitetônico integrado pela igreja, casa da irmandade e torre dos Clérigos foi projetada por Nicolau Nasoni e tornou-se a obra mais emblemática do artista italiano. Classificado como Monumento Nacional, este conjunto é um dos mais notáveis exemplos do tardo-barroco de Portugal.
A Igreja e a Torre, unidas pela Casa da Irmandade, marcaram a configuração urbana do Porto, até porque Nasoni genialmente conseguiu criar este conjunto numa rua desnivelada. O projeto da torre sineira apresentado por Nasoni mostrou uma torre cheia de movimento e beleza, onde os elementos barrocos sobressaem. Quanto à igreja, Nasoni viria a criar a primeira igreja oval de todo o país. O italiano encontra-se aqui enterrado.
Paço Episcopal
O Paço Episcopal, antiga residência dos bispos do Porto, é considerado o primeiro verdadeiro palácio do Porto. É também ele um dos exemplos mais importantes da arquitetura tardo-barroca em Portugal. Classificado como Monumento Nacional, este é um edifício do século XIII que foi remodelado durante o século XVIII por Nicolau Nasoni, a mando do bispo Dom Frei João Rafael de Mendonça. O principal destaque das remodelações feitas por Nasoni as dezenas janelas barrocas que impõe um ar de imponência e elegância ao edifício.
Palácio do Freixo
O Palácio do Freixo, também ele classificado como Monumento Nacional, é mais um dos magníficos edifícios barrocos construídos no Porto por Nicolau Nasoni. Terá sido Dom Jerónimo de Távora e Noronha o responsável por trazer Nasoni para Portugal e que mais tarde o desafiou a projetar este magnífico palácio. O edifício é caracterizado pelo estilo barroco, com grandes influências portuguesas e dos trabalhos de Nasoni. O artista italiano conseguiu tirar partido da riqueza cenográfica do local e acrescentar inúmeros jardins magníficos de influência italiana. Mas também o próprio edifício é singular e de uma beleza incrível, mostrando o magnífico trabalho de Nasoni nos mais pequenos pormenores tanto das fachadas, como dos estuques e das pinturas do seu interior. Atualmente, o Palácio abriga um dos melhores hotéis do país.
Quinta da Prelada
A Quinta da Prelada, foi mandada construir em 1754, pelos Noronha e Meneses, tendo ficado a cargo de Nicolau Nasoni. A Quinta é composta pelos jardins magníficos e pela casa. A Casa da Prelada é composta por três edifícios interligados, com diferentes alturas e que possuem bonitas varandas e janelas em granito. Nesta propriedade é possível ver conjugados os estilos maneirista, barroco e revivalista, sendo uma obra que Nasoni não conseguiu acabar e que foi terminada por outros.
Chafariz do Passeio Alegre
O Chafariz do Passeio Alegre é mais uma das bonitas obras de Nasoni, na cidade do Porto. Este belo chafariz, classificado como Monumento Nacional, foi construído para complementar os magníficos jardins da Quinta da Prelada. Anos mais tarde acabou por ser transferido para o Jardim do Passeio Alegre.
Casa do Despacho da Ordem Terceira de São Francisco
A Casa do Despacho da Ordem Terceira de São Francisco é também da autoria de Nicolau Nasoni. Este é um bonito exemplar da arquitetura do Porto do século XVIII. Os seus principais destaques vão para o brasão da Ordem colocado na porta assim como para as janelas com grandes de ferro. A casa está divida em três andares e ainda um andar subterrâneo onde foi feito um cemitério. Era ali que eram sepultados os irmão da Ordem Terceira de São Francisco.
Casa de Ramalde
A Casa Ramalde, também conhecida como Casa Queimada, devido a um incêndio sofrido aquando das invasões francesas, é um magnífico solar da família Leite. O solar era um edifício bem simples, do século XVI, que foi totalmente restruturado no século XVIII por Nasoni, a mando de Florência Leite Pereira de Melo, morgada de Ramalde. Este transformou um simples edifício num edifício de planta retangular com dois pisos ligados a uma capela através de uma passagem em forma de quadrante, integrando ainda a torre no conjunto neogótico barroco.
Fachada da Igreja da Misericórdia do Porto
Ao conhecer o Porto de Nicolau Nasoni não poderá deixar de apreciar a bonita fachada da Igreja da Misericórdia do Porto. Esta foi reedificada pelo arquiteto italiano em 1748, após a queda da abóboda da igreja. Nasoni utilizou o estilo barroco com formas de rococó, criando uma decoração ostentosa e com três arcadas. Os principais destaques da fachada são a inscrição bíblica, no arco central , o grande frontão com o emblema da Misericórdia e a coroa real assim como uma magnífica cruz de pedra.
Chafariz de São Miguel
O Chafariz do Anjo São Miguel, localizado ao lado da Sé do Porto, é um fontanário construído segundo o projeto de Nicolau Nasoni, a mando dos cónegos da Sé. Mais tarde foi classificado como Imóvel de Interesse Público. O chafariz recebeu o nome do anjo São Miguel porque no topo deste está uma estátua que representa o Anjo São Miguel. Esta bonita fonte de granito, de perfil curvo, possui ainda um baixo-relevo onde está mais uma vez representado o Arcanjo Miguel, a segurar uma espada e a pisar o diabo.
Obras de requalificação da Sé do Porto
Nicolau Nasoni iniciou-se como mestre pintor durante as obras de requalificação da Sé Catedral, onde faz as decorações das pilastras do coro, os frescos das janelas da capela-mor e ainda as decorações das paredes da Sacristia. Enquanto que as pilastras foram decoradas com motivos florais e conchas, os frescos usam a técnica trompe l’oeil característica muito comum no trabalho de Nasoni. Já as paredes da Sacristia são enfeitadas por anjos. Mas a sua colaboração nas obras de requalificação não se ficam por aqui, tendo também dado o seu cunho pessoal na escadaria que dá acesso ao claustro gótico, à Galilé e ainda ao Portal de entrada da Igreja.
Existem várias outras obras que se acreditam ser da autoria de Nasoni. Como por exemplo, a Capela da Casa dos Maias, a Igreja da Ordem do Terço e ainda a Quinta de Bonjóia. Por outro lado, são conhecidos alguns projetos do italiano que acabaram por não ser concluídos como a da Cadeia e Tribunal da Relação e ainda o Jardim da Cordoaria.
Nicolau Nasoni é o arquiteto por excelência da cidade do Porto. Tendo sido nesta cidade que pintou, ergueu igrejas, palácios e casas de campo, construiu fontes e chafarizes, idealizou jardins, entre tantas outras coisas.
Outros artistas e outras cidades
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Porto é uma pintura! E foi legal saber que grande parte dessa beleza partiu do arquiteto! Muito curioso!
Sou apaixonada pela arquitetura barroca, acho uma verdadeira viagem ao passado passear por prédios desse estilo. Não conhecia a história de Nicolau Nasoni, mas pelo jeito ele é o responsável por grande parte do encanto da linda cidade de Porto, não?
Bom conhecer a história de Nicolau Nasoni e seus grandes contribuições para a arquitetura da cidade do Porto. Há muitas construções belíssimas! Adoraria conhecer o Paço Episcopal e o Palácio do Freixo!
Já estive algumas vezes no Porto, mas não conhecia Nicolau Nasoni. Que interessante saber da história dele e da influência nessa cidade tão linda. Obrigada por compartilhar
Porto foi uma de minhas cidades favoritas da Europa, mas não conheci a cidade pelo ponto de vista de Nicolau Nasoni. Seu artigo fui muito interessante e super completo. Parabéns