Quem me conhece sabe que uma das minhas paixões é viajar e nestes últimos anos tenho tido a oportunidade de conhecer alguns sítios maravilhosos. Nesse sentido, decidi dar-vos a conhecer aquelas que foram as minhas viagens favoritas dos últimos tempos.
Conteúdo do artigo
Santorini, Grécia
A glamorosa Santorini é encantadoramente diferente e para mim o lugar mais bonito que alguma vez conheci. Esta não é apenas uma ilha, é sim um vulcão (ainda activo), ao redor da qual foram construídas as cidades, com as casas (mais semelhantes a uma caverna) pintadas de branco, com o telhado em azul.
Mas toda a ilha está repleta de atracções fantásticas que passam pelas populares praias de areia negra vulcânica (que é horrível quando está muito sol, pois queima imenso), Perissa e Kamari, pela mais famosa Red Beach (ideal para todos os aficionados por arqueologia), pela bonita cidade de Oia, por todas as bonitas paisagens, pela gastronomia eclética e saborosa (e eu sou esquisita) e pelos excelentes vinhos.
Este é sem dúvida o destino mais romântico da Grécia e o por do sol de Oia é absolutamente inesquecível. Esta é a viagem que está no topo da minha lista das minhas viagens favoritas.
Mykonos, Grécia
A ilha de Mykonos tem origem no nome do filho do rei de Delos, Mykonos. Na verdade, a história de Mykonos na antiguidade foi muito ligada à história de Delos. Segundo a mitologia, Hércules, numa das suas doze tarefas, estava a lutar contra os Gigantes e, depois de matá-los, jogou-os no mar onde petrificaram e se transformaram em enormes rochas, formando a ilha de Mykonos.
Actualmente, esta ilha é um dos principais destinos turísticos da Grécia. Chora, também conhecida como Mykonos Town, é a capital e a mais pitoresca aldeia na ilha. Com arquitectura tradicional e um ambiente agradável, Mykonos distingue-se pela sua atmosfera cosmopolita e animação nocturna. Os marcos de Chora são os moinhos de vento no topo de uma colina, o bairro agradável de Little Venice (absolutamente fantástico) e o famoso pelicano de Mykonos (não consegui vê-lo e bem que o procurei).
E posso desde já garantir-vos que este é um local que vale muito a pena, toda a atmosfera que envolve esta ilha é inesquecível.
Roma, Itália
Roma é uma bonita cidade, cercada por sete colinas e banhada pelo rio Tibre. Na Antiguidade, foi o centro de comando do gigantesco Império Romano, sendo actualmente o centro do mundo cristão. Como tal, o centro de Roma é um local de contrastes, onde encontramos vestígios de 2000 anos de história que se misturam uns com os outros (colunas antigas enquadradas em Palácios do Renascimento ou fachadas barrocas em igrejas românicas, entre muitas outras misturas).
Ou seja, Roma é uma cidade absolutamente inesquecível e que nos faz viajar por diferentes épocas. Se ia com expectativas bastante altas, vim de lá com essas expectativas completamente preenchidas e ainda assim consegui ser surpreendida a cada esquina. Ou não fosse a cidade um verdadeiro museu a céu aberto.
Veneza, Itália
Veneza foi totalmente construída sobre a água e conseguiu sobreviver sem carros até ao século XXI. De notar, que poucas cidades possuem tantas atracções para quem as visita como Veneza.A cidade de Veneza divide-se em 5 áreas centrais,San Marco, San Polo e Santa Croce, Cannaregio, Castello e Dorsoduro.
Visitei Veneza por duas vezes, devo confessar que da primeira vez fiquei bastante desiludida. Contudo, decidi voltar uma segunda vez e visitar outras zonas. Ainda bem que o fiz, pois conheci uma cidade completamente diferente e com a qual fiquei encantada. Aconselho a quem visitar Veneza, que não fique só pelas zonas turísticas e visitem as 5 áreas centrais e dêem o famoso passeio de Gôndola, pois vale a pena.
Posso dizer que fiquei encantada com as lojas de altas marcas e com a beleza de todas as igrejas. E sem dúvida que a Piazza de San Marco é um encanto.
Paris, França
A cidade de Paris situa-se num dos meandros do Rio Sena, sendo considerada como a cidade mais romântica do mundo. É também uma cidade com importantes monumentos arquitectónicos, desde a gloriosa Catedral de Notre Dame (maravilhosa por sinal), passando pela magnificência de Versailles (ficámos absolutamente encantados) e indo até ao espectáculo vanguardista do Centro Georges Pompidou. E claro sem esquecer a subida ao topo da Torre Eiffel que nos arrebata o coração.
Esta cidade é um esplendor, que decidiu o destino de reis e impérios e albergou muitos dos maiores artistas, escritores, filósofos e músicos do mundo. E apesar de ser uma daquelas cidades lendárias, não ficou parada a viver as glórias do passado, sendo uma cidade pró-activa e que segue uma estratégia de desenvolvimento sustentável.
É uma cidade para desfrutar sem pressa e ir aproveitando cada recanto de uma das cidades mais famosas do mundo.
Dubrovnik, Croácia
A “Pérola do Adriático”, como o poeta Lord Byron lhe chamou, é a cidade mais famosa da Croácia. Está rodeada por muralhas medievais, encontrando-se entre uma corrente de montanhas calcárias a norte e o Adriático a sul. Neste momento, é uma cidade muito procurada no Verão pelos turistas, sendo possivelmente a cidade europeia com o seu centro histórico mais bonito e mais bem conservado.
Tive o prazer de visitar esta cidade por duas vezes e nas duas fiquei encantada, é realmente uma cidade pequenina mas com zonas absolutamente fantásticas. Aconselho vivamente a visitar a Stardun, principal avenida da cidade, e ainda o Mosteiro Fanciscano, que alberga a Igreja de São Francisco, um Museu e ainda uma das farmácias mais antigas do mundo.
Londres, Inglaterra
Londres, é uma cidade histórica que possui uma cultura apaixonante, personagens encantadoras e oferece-nos pontos turísticos absolutamente fantásticos. É uma cidade que dispensa apresentações, existindo inúmeros pontos turísticos a visitar e variadíssimos roteiros a ser feitos.
É das cidades que mais gostei de conhecer pela sua cultura e história. Para mim os principais destaques da cidade vão para os Parques Reais (que no passado pertenceram aos monarcas), o Museu da Cera Madame Tussauds (que oferece fotografias hilariantes), o Museu Britânico (primeiro museu público gratuito em todo o mundo) assim como a Troca da Guarda Real ( tradição militar britânica) e o magnífico Museu de História Natural de Londres.
Barcelona, Espanha
Barcelona é uma cidade vibrante, ousada e multi-cultural, com uma grande variedade arquitectónica e gastronómica. Onde o antigo se mistura com o moderno. Encontrando as centenárias igrejas em El Bom e no Bairro Gótico ou os edifícios contemporâneos no Passeig de Gràcia e L’Eixample. Esta cidade está rodeada de espaços verdes, nomeadamente o Parc de Collserola, o famoso Parc Guell de Gaudí, o Montjuic ou o Port Vell. Não podemos nunca esquecer a famosa Sagrada Família de Gaudí.
A sua arquitectura ecléctica faz-nos viajar ao longo de séculos de história e de nos prender nos pormenores mais pequenos. É uma cidade cheia de encanto, que nos proporcionou dias incríveis de descoberta e de proximidade com as artes.
Córdoba, Espanha
Córdoba, a cidade que ganhou o meu coração. Esta bela cidade da Andaluzia encanta qualquer um que a visite com o seu ar charmoso e florido. O melhor que se pode fazer em Córdoba é perder-se pelos seus bairros medievais, fotografar os famosos e floridos pátios cordobeses, passear nas margens do Rio Guadalquivir, beber um café nas encantadoras praças ou visitar os seus maravilhosos monumentos.
O legado histórico e cultural de Córdoba é absolutamente fantástico, onde convivência cultural e religiosa islâmica e cristã se fundem e nos mostram que o mundo poderia ser um lugar bem melhor assim o homem quisesse.
Cartago, Tunísia
A cidade de Cartago foi fundada por uma princesa fenícia e sempre esteve envolta em lendas. Hoje apenas restam as ruínas resultantes da invasão romana, estando rodeada de vegetação nas margens mediterrânicas.
Este é um local que vale a pena visitar, quer pelos vestígios cartagineses e romanos, quer pelas ruelas de vivendas modernas e pelo palácio do presidente. E em 1979 foi declarado Património Mundial pela UNESCO. Foi um passeio diferente mas que nos deslumbrou pela sua história.
Porto, Portugal
A cidade do Porto é para mim, a seguir a Coimbra (claro……), a cidade mais bonita de Portugal….
Fica situada no noroeste de Portugal, na margem direita do Douro, junto ao Oceano Atlântico. É conhecida como a Cidade Invicta e é onde se encontram as raízes judaicas mais antigas e consistentes dos portugueses. Esta é a cidade que deu o nome a Portugal, quando se chamava Portus Cale, vindo mais tarde a ser a capital do Condado Portucalense, a partir de onde se formou Portugal.
A cidade do Porto é conhecida mundialmente pelo seu vinho, pela sua arquitectura contemporâneo e antiga assim como pelo seu centro histórico, que foi classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
São Miguel, Açores
São Miguel era uma das viagens de sonho do André, como tal decidimos programar a nossa viagem e visitar esta bonita ilha do Arquipélago dos Açores. Conhecida pela sua paisagem exuberante de tons verdes e azuis e pela tradicional hospitalidade açoriana, São Miguel é uma autêntica jóia da natureza. Ao visitar a ilha conte descobrir numerosos miradouros, com as mais espetaculares paisagens, inúmeras e magníficas praias de um azul invulgar e estonteante, montanhas e vales cobertos de uma vegetação singular, lagoas alojadas em crateras vulcânicas, assim como inúmeras fumarolas, géisers e nascentes de água quente.
Este é um daqueles locais cuja beleza não é possível descrever em palavras. Assim, se tiverem oportunidade de ir não hesitem, tenho a certeza que ficarão deslumbrados.
Estas foram para mim as viagens que mais me marcaram e que se tornaram as minhas favoritas. Mas espero em breve conseguir acrescentar mais nomes a esta lista.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
2 thoughts on “As minhas viagens favoritas”