Óbidos é uma bonita vila medieval portuguesa, sendo uma das mais bem preservadas de Portugal. Para conhecer Óbidos ande sem rumo, a descobrir todos os recantos da vila, através das suas ruelas, deliciando-se com os pórticos manuelinos, as belas casas caiadas com flores coloridas assim como com o comércio tradicional.
As suas muralhas medievais acolhem um bonito e bem preservado castelo que nos transporta no imaginário para um cenário de reis e rainhas. Mas não pense que só de Reis e Rainhas vive Óbidos, a vila foi em 2015, declarada pela UNESCO como Cidade Criativa da Literatura. O que levou a que espaços que até então estavam abandonados ganhassem uma nova vida, resultando na abertura de várias livrarias temáticas.
Conteúdo do artigo
Óbidos, a vila medieval portuguesa
Óbidos vem do latim “Oppidum“, que queria dizer assentamento ou cidadela da antiga Roma. E a sua origem remonta ao ano de 308 a.C, tendo sido fundada pelos celtas. Mas vários foram os povos que por ali passaram, nomeadamente romanos, visigodos e mouros.
A 11 de Janeiro de 1148, D. Afonso Henriques e as suas tropas tomaram Óbidos dos mouros. Mas foi já no século XIII que a vila ganhou outra importância, quando o Rei Dom Dinis a ofereceu de prenda de casamento à sua esposa, a Rainha Dona Isabel. Desde então a vila passou a ser intitulada de “presente das Rainhas” e começou a fazer parte do dote das Rainhas de Portugal, sendo esta uma forma destas terem o seu próprio sustento.
Esta bonita e charmosa vila, conhecida como a vila das Rainhas, passou por várias remodelações assim como várias modernizações ao longo dos séculos, fruto da vontade das suas donas em tornaram Óbidos uma vila sem igual.
O que visitar em Óbidos
Várias são as atrações que poderá visitar quando for a Óbidos, a vila medieval portuguesa. Assim, deixe-se encantar por esta localidade que parece tirada dos contos de fadas.
Porta da Vila e muralhas
Na chegada à vila de Óbidos encontrará a Porta da Vila que lhe dará acesso ao interior das muralhas. Esta é a entrada principal da muralha, que data do séc. XVII. É um bonito pórtico barroco, que abriga a Capela Oratória de Nossa Senhora da Piedade, possuindo um bonito painel de azulejos azuis e brancos que retratam as cenas da Paixão de Cristo.
Logo após a entrada na vila poderá subir para a muralha medieval, que cerca toda a cidade e que data do século XII e percorrer Óbidos quase a toda a volta. Mas atenção que a muralha não tem qualquer tipo de proteção, podendo facilmente ocorrer um acidente.
Rua Direita e Pelourinho
Passeie pela bonita e florida Rua Direita, principal rua da romântica vila de Óbidos, que liga a Porta da Vila ao Paço dos Alcaides. Esta bela rua destaca-se pelas casas coloridas, com cores azuis, amarelas e vermelhas assim como várias lojas típicas. Mas depois de passear por esta rua não deixe de se perder pelas ruelas e becos desta encantadora vila.
Durante o seu passeio pela Rua Direita encontrará o Pelourinho. Uma bonita e simples coluna de pedra, símbolo do Poder Municipal, onde estão representadas as armas reais e o camaroeiro, símbolo da Rainha Dona Leonor. Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.
Igreja Matriz de Santa Maria
A atual Igreja Matriz de Santa Maria, data do século XVI, é o principal templo religioso da vila e foi construída a mando da Rainha Dona Leonor, esposa de Dom João II, no local de uma antiga mesquita muçulmana. Este templo é um belo exemplar da azulejaria nacional, pois o seu interior está todo adornado com bonitos azulejos.
Castelo de Óbidos
O cartão-postal de Óbidos é seu magnífico e bem preservado castelo. Este é um castelo de pedra, cheio de história com várias torres e bem fortificado. Localizado bem no final da Rua Direita, este local serviu de abrigo às legiões Romanas no século I e posteriormente foi ocupado pelos Visigodos. Mais tarde, no século VIII, os muçulmanos utilizaram o local para construir uma muralha e fortificar o abrigo, tendo-o então transformado em Castelo.
Igreja de São Tiago
De entre as várias livrarias temáticas de Óbidos, uma que se destaca é a Livraria de Santiago. Localizada numa das principais igrejas de Óbidos, a Igreja de São Tiago. Esta bela igreja foi construída a mando de Dom Sancho I, no século XII, para utilização da família real. Aqui encontrará bons livros de temáticas generalistas, a preços interessantes.
Livraria do Mercado
A Livraria do Mercado, localizada num antigo quartel dos bombeiros, encontra-se no mesmo local que o Mercado Biológico de Óbidos. Este é um espaço bonito e bem peculiar onde as prateleiras são feitas de antigas caixas de fruta e onde encontrará diversos livros em segunda mão, nas mais variadas línguas bem como diversos livros de gastronomia.
Museu Municipal
O Museu Municipal de Óbidos, inaugurado em 1970, alberga um bonito espólio que nos leva numa viagem pela história da vila, através da produção artística e religiosa. Aqui encontrará várias bonitas coleções, nomeadamente uma coleção de pinturas do século XVI e XVII.
Quando visitar Óbidos
Festival Internacional do Chocolate
O Festival Internacional do Chocolate ocorre durante o mês de Abril, no Castelo de Óbidos, do lado oposto à entrada da vila. Ali encontrará diversas barracas, onde é dado a conhecer o que de melhor é feito em Portugal, a nível de chocolate. Mas claro que encontrará também algumas barracas internacionais.
Ao longo do festival encontrará diversas atividades para ver e fazer, como por exemplo atuação de música ao vivo, várias apresentações de showcooking bem como uma magnífica exposição de esculturas de chocolate.
Mercado Medieval de Óbidos
O Mercado Medieval de Óbidos, que decorre entre Julho e Agosto, é um dos mais conhecidos mercados medievais de Portugal. Durante o festival conseguirá reviver várias épocas que marcaram a vida e a história desta vila e deste país. Imergindo num conjunto de costumes e atividades, como a gastronomia, as lutas, os jogos assim como a música, comuns na Idade Média.
FOLIO
O Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre durante o mês de Outubro, e onde se reunem escritores, editores e editoras num ambiente propício à troca de ideias e networking.
Óbidos Vila Natal
A Óbidos Vila de Natal, decorre durante o mês de Dezembro, é um evento dedicado ao Natal, que decorre no Castelo de Óbidos. Ao longo da sua visita encontrará barraquinhas de artesanato e de comida, mas também várias atrações para miúdos e graúdos. Como por exemplo, diversos espetáculos, a Casa do Pai Natal, um ringue de patinagem no gelo, pinturas faciais, entre tantas outras coisas.
Como vê Óbidos, a vila medieval portuguesa é uma localidade cheia de encanto, que merece muito a pena ser conhecida. Para além de possuir o ano inteiro diferentes eventos, que a tornam ainda mais interessante.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Já tinha ouvido falar de Óbidos, mas não sabia que a cidade era assim tão linda! Vou para Portugal no próximo mês e já coloquei na minha lista para conhecer
Vá. Tenho a certeza que vai adorar.
Tenho loucura para conhecer Obidos! Não vejo a hora de voltar para Portugal para visitar este lugar incrível. Dicas salvas! ☺️
Vai adorar tenho a certeza
Já tinha ouvido falar de Óbidos e tive muita vontade de conhecer, de fato parece um destino muito interessante
É de facto muito bonito e encantador